sábado, 22 de agosto de 2009

A Catredal do Algarve e o seu Cabido - Sé de Faro



Valioso trabalho do falecido investigador algarvio, José António Pinheiro e Rosa, que nos deixou desenvolvida bibliografia, em dois volumes, de 16X24 e que no seu conjunto comportam 422 páginas.

É ilustrado com gravuras a cores e a preto e branco. Apresenta igualmente uma planta desdobrável da Sé de Faro.

Neste exaustivo trabalho que devia constar pelo menos de todas as bibliotecas do Algarve, o que eu não estou convencido que aconteça, encontramos variadíssima informação, incluindo quadros de desempenho.

Ainda que não possua índice toponímico, localizámos referências a Alcoutim e a Martim Longo e a algumas figuras religiosas que passaram por este concelho.

Assim, a pág. 176 do I Vol. refere Diogo de Figueiredo Mascarenhas (1676-1696) como Arcediago de Lagos da Sé de Faro.

No II Vol., pág. 13, Joaquim José Cavaco (1840-1848) como cónego reitor e que foi pároco da Matriz de S. Salvador, sendo conhecido pelas suas ideias liberais, a pág. 17, o cónego prebendado, Dr. António Luiz de Macedo e Brito, da família dos Condes da Ravelada (Vaqueiros), a pág. 35, ao celeiro de Martinlongo, a pág. 179 às contas do celeiro de Martinlongo de 1826 e 1827.

Nas pág. 214 e 215 encontramos indicações sobre os celeiros de Martinlongo, Alcoutim, “Contos” de Vaqueiros, e Miuças de Martim Longo.

Mais outras certamente se encontrarão.

Constituindo uma Separata dos “Anais do Município de Faro – nº XII para o I Volume (1983), o II diz respeito `a Separata – nº XIII (1984) e foram compostos e impresso na Tipografia União – Faro.

Faltará dizer que o trabalho, há muito esgotado, foi-me oferecido por um leitor em 2007.

Atendendo a que não foi possível executar informaticamente uma cópia da capa, apresentamos a lombada (a carneira) e parte da capa e contracapa.