domingo, 9 de agosto de 2009

Alcoutim em 277º lugar entre os 278 concelhos do continente!


Quando hoje (dia 6) de manhã abri o meu e-mail tinha várias entradas com valores diferenciados.

Alguém, conhecendo bem as minhas motivações, teve a amabilidade de me enviar um trabalho científico elaborado na Universidade da Beira Interior pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social.

O estudo permite aferir o nível de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar de cada um dos 278 concelho do continente.

Um estudo é sempre um estudo e sabe-se que as metodologias podem ser diferentes e apresentar outros resultados, mas é este o conhecido.

Qualquer outro que apareça e se dele tiver conhecimento não o deixarei de referir aqui.

Como não podia deixar de ser são abrangidas diferentes áreas tais como equipamentos de comunicação, culturais, de saúde, educativos (...) eu sei lá, um sem número de parâmetros por onde já dei uma vista de olhos e que qualquer interessado no assunto pode fazer.

Não sou ninguém para me pronunciar sobre o trabalho que naturalmente me chamou a atenção quanto aos resultados obtidos.

Vamos ver o que se passou nos quatro concelhos que constituem o Baixo Guadiana, esperando que no próximo número do Jornal do Baixo Guadiana eles venham a ser convenientemente tratados por quem estiver habilitado a fazê-lo.


23 – VILA REAL DE STO. ANTÓNIO

61 – CASTRO MARIM

262 – MÉRTOLA

277 – ALCOUTIM

Estes resultados foram obtidos em 2009 com dados de 2006.

Postos em confronto com os de 2007, com dados de 2004, verificaram-se as seguintes alterações:

VILA REAL DE STO. ANTÓNIO desceu 6 lugares

CASTRO MARIM subiu 32,

MÉRTOLA desceu 7 e

ALCOUTIM desceu 8. Só podia ter descido mais um.

Chama naturalmente a atenção a subida espectacular de Castro Marim onde possivelmente se estará a sentir a orientação política tomada. Aqui deixo as minhas felicitações ao executivo municipal.

Isto são dados reais tratados tecnicamente.

Não se trata de dizer que as coisas estão a mudar para melhor, já lá vão uns anos, quando os estudos científicos dizem precisamente o contrário, estão a piorar.

Pior do que isto só em 1965 quando a Vila de Alcoutim foi a última sede de concelho a receber o saneamento básico!

Isto não tira valor às VIRTUDES que Alcoutim tem, mas para mim, a VERDADE ACIMA DE TUDO.

Estejam atentos porque os jornais regionais e as televisões vão fazer, como é hábito, eco destas situações, para chamar a atenção de leitores e ouvintes.