segunda-feira, 10 de agosto de 2009

3º Convívio - Festa, 2009. Tacões, Alcoutim


Acompanhado de amável convite chegou-nos via e-mail o programa referente ao corrente ano e que tem lugar no próximo dia 15, comportando acontecimentos diversificados desde cerimónias religiosas às desportivas mas onde a confraternização é uma palavra-chave.

Tendo sido dos montes mais populosos da freguesia do Pereiro a que pertence, os seus habitantes viviam fundamentalmente da pastorícia.

Manteve durante alguns anos um posto escolar, depois transformado em Escola, edifício hoje adaptado a casa mortuária.

Presentemente encontra-se quase numa situação de desertificação mas que os seus filhos, embora longe, não querem que seja um facto.

São fundamentalmente eles que se esforçam por esta realização e se juntam no monte para confraternizar com conterrâneos e amigos.

Conheci o monte dos Tacões em 1975, foi lá que minha mulher iniciou a sua vida profissional e o meu filho efectuou o primeiro ano de escolaridade.

Já tive oportunidade de num jornal regional publicar um artigo sobre este monte, que igualmente refiro no meu último trabalho em livro, intitulado A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim) «do passado ao presente», numa edição da Junta de Freguesia do Pereiro, 2007.

Atendendo a que não prevejo estar em Alcoutim nesse dia, não me é possível aceitar o convite para estar presente.

Daqui torno pública a minha gratidão pelo convite, a que os meus familiares se associam.

Que a pequena Festa-Convívio decorra como desejam e se vá repetindo pelos anos fora.


[O "monte" dos Tacões visto da EN 124. Foto JV, 2009]