sábado, 18 de julho de 2009

Páginas da História de Santarém



O Escaparate de hoje pode à primeira vista pensar-se que nada tem a ver com Alcoutim, mas não é verdade, como tentaremos explicar.

O seu autor é o Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, o emérito historiador que nos deu o seu importante aval para que o meu livro, Alcoutim, capital do nordeste algarvio (subsídios para uma monografia) viesse a público. Sem ele, possivelmente ainda estaria na gaveta.

Trata-se de uma colecção de muitas dezenas de artigos, que o autor durante os anos fez publicar na imprensa regional, nomeadamente no Correio do Ribatejo de Santarém e na Vida Ribatejana de Vila Franca de Xira.

Este 1º Volume de 580 páginas, de 0,16X0,23 m, abrange duas temáticas, “Estudos Históricos” e “Santarenos Ilustre e Adoptivos”.

Já conhecia um número razoável destes artigos mas outros para mim foram uma autêntica novidade e estão a constituir a minha última leitura diária.

A edição é da Academia Portuguesa da História (Lisboa, MMVIII) com o patrocínio da Câmara Municipal de Santarém e o apoio da Fundação Eng. António de Almeida.

O prefácio é da Professora Doutora Manuela Mendonça que substituiu o autor na Presidência da Academia Portuguesa da História.

O exemplar foi-me oferecido pela Câmara Municipal de Santarém.