segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mês de Junho

EFEMÉRIDES ALCOUTENEJAS

Pequena Nota

Com esta postagem relativa ao mês de Junho, completámos o tema intitulado EFEMÉRIDES (alcoutenejas), o que significa também que o Alcoutim Livre está a chegar a um ano de existência.

Inventariámos cento e quarenta e nove factos relacionados com a Vila de Alcoutim e o seu concelho, alguns importantes no conceito da sua existência, outros nem por isso mas que nem assim deixam de ter algum significado na vida alcoutenense.

Penso que tenho mais factos que justificavam a sua inclusão mas que ainda não recuperei na documentação dispersa.

Tenho conhecimento que alguns dos visitantes/leitores não dispensavam a leitura das EFEMÉRIDES onde encontravam quase sempre algo que lhes despertava a sua curiosidade.

Para que se fique com uma noção do movimento direi que o mês de Março foi o de maior número, tendo sido referidos vinte e um factos, enquanto Julho e Novembro se ficaram em sete.


JV



Dia ?
1873
- Iniciou as funções de pároco da freguesia de Alcoutim, tendo substituído o tio do mesmo nome, o Pdre. António José Madeira de Freitas (sobrinho).







1994 - Violento incêndio na zona rústica de Vale de Condes, freguesia de Alcoutim, que consome 150 ha de mato, amendoal e principalmente oliveiras.


Dia 1
1862
- Manifesto de Joaquim Pedro Teixeira, (1818 – 1905) sacristão, mais tarde professor, natural e morador em Giões, de uma mina de cobre no Serro Alto, perto de Alcaria Alta, freguesia de Giões.

1875 - Manifesto de José Francisco Rebelo, natural de Serpa, de uma mina de manganés e outros metais, na Herdade do Brejo.

Dia 2
1602
- É presa Maria de Alcoutim, natural de Évora, com cerca de 50 anos, filha de Francisco de Alcoutim, acusada de judaísmo. Foi solta em 21 de Janeiro de 1605.


Dia 4
1851
- Francisco José de Barros é nomeado por carta de D. Maria II, Subdirector da Alfândega de Alcoutim.


Dia 13
1497
- Concessão do título de Conde de Alcoutim a D. Fernando de Meneses, data que não é consensual.


1906 – Falece na vila de Alcoutim, pelas 14 e 30, o Padre António José Madeira de Freitas (sobrinho), filho de Pedro José Rodrigues Teixeira e de D. Rita Antónia Joaquina do Carmo. O assento de óbito não indica a idade.


Dia 15
1996
- O Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, no âmbito da presidência aberta, visita Alcoutim e o almoço decorre no Castelo.


Dia 20
1718
- Manuel Martins, nomeado por carta de D. João V, escrivão das Sisas e Alfândega da Vila de Alcoutim.





Dia 26
1748
- Por mercê de D. João V é passado a Belchior Correia, alvará de Escrivão da Câmara da Vila de Alcoentre e de Alcoutim.



1993 - O decreto-lei nº 230 extingue a Guarda Fiscal que foi muito procurada por muitos alcoutenejos como meio de vida.





Dia 29
1844
- É aprovada na Câmara Municipal a Postura sobre Fornos de Poia, ou públicos.




Dia 30
1484
- Lourenço Afonso Vilão é nomeado por mercê de D. João II, Alcaide das Sacas de Alcoutim e na mesma data Escrivão da mesma, Diogo Dias.