terça-feira, 2 de junho de 2009

A mantilha


[Viúva com mantilha]

Mantilha é naturalmente um substantivo derivado de manta, de origem Castelhana e proveniente do Latim mantellum (manto) e que poderá ter utilizações variadas, mas que se destina a pôr sobre a cabeça ou sobre os ombros.

A confecção e utilização estão impregnadas de variados conceitos dependentes dos países, regiões e extractos sociais.

Parece que o uso da mantilha teria tido origem em Espanha.

A mantilha que pretendemos referir, como não podia deixar de ser tem a ver com o concelho de Alcoutim, ou não tivesse por título este blogue ALCOUTIM LIVRE!

Segundo os dados recolhidos e ainda possíveis junto da população mais idosa, só as pessoas na casa dos oitenta podem fazer uma explicação adequada, pois na sua juventude era uma peça que viram usar às suas avós e mães, quando fosse caso disso.

A mantilha era uma espécie de xale de três pontas (forma triangular), enquanto este tinha quatro (forma rectangular).

De lã preta e confeccionada em teares rudimentares que existiam em todos os montes do concelho.

Há um século fazia parte do currículo das alcoutenejas saber tecer pelo menos as coisas mais rudimentares e necessárias para a família, nas quais se incluíam as mantilhas, que constituíam a peça fundamental para cumprimento do luto rigoroso.

Quando era “carregado” era posta pela cabeça, traçada de uma maneira característica, atando-se as pontas. A meio do tempo, o luto começava a aliviar e então a mantilha passava para os ombros.

O uso do preto como luto em Portugal iniciou-se em começos do século XVI.

Em Portugal o luto mais prolongado é (era) o de viúva que nalgumas regiões era para toda a vida e noutras durava um ano e três meses.
Em Alcoutim o luto pelos pais durava três anos e pelos irmãos dois.

Há quarenta anos ainda me lembro de ver cumprido o ritual da mantilha pela cabeça, tradição que com o decorrer dos tempos foi caindo em desuso. Contudo, ainda é geral o cumprimento do luto através do uso do preto, o que já não acontece nos meios mais populosos onde raramente se vê.

Aqui fica este pequeno apontamento que os jovens alcoutenejos possivelmente desconhecerão de todo.