segunda-feira, 29 de junho de 2009

Forno de cozer pão de Jesus Fabião



Esta fotografia foi tirada num “monte” da freguesia de Alcoutim em Agosto de 1988.

A razão principal que me levou a disparar a máquina foi a existência ainda de um forno de cozer pão, já desactivado e que era propriedade de um moleiro de origem alentejana mas há muito fixado nesta povoação e que conheci no declínio da vida.

Ainda que existissem outros tipos de fornos, este era o mais usual. A abóbada era feita com tijolo de burro e cacos de argila que o barro amassado fixava. Para o obter percorriam-se por vezes distâncias consideráveis.

Nem todas as pessoas tinham possibilidades de possuir forno pelo que recorriam aos de familiares e amigos ou ao forno comunitário que muitos “montes” possuíam e que não era o caso desta povoação, a crer nas informações recolhidas.

Este meio de produção cozeu o pão que alimentou uma família de cinco filhos além de outros elementos que as circunstâncias da vida agregaram.

De tudo o que a foto mostra, nada existe, tudo se transformou. O forno com o seu poial (pial) foi por desnecessário, removido o mesmo acontecendo ao fontanário visto a água ter sido levada ao domicílio. O chão público foi cimentado.

Resta, que eu saiba, esta fotografia.