sexta-feira, 5 de junho de 2009

Campeonato Municipal de ... Três Setes ! !



Teve lugar no passado dia 22, no “monte” de Afonso Vicente, na nova sede da associação local, o Centro Cultural Social e Recreativo, ainda por inaugurar, a semifinal deste campeonato numa organização da Câmara Municipal e colaboração de algumas das associações do concelho, já que, segundo nos informaram, as freguesias de Giões e do Pereiro não se fizeram representar.

Encontraram-se dez equipas em confronto entre as quais uma que representava a associação local.

Os “Três Setes” são um jogo de cartas muito característico da Serra Algarvia e regiões limítrofes e completamente desconhecido das outras zonas do país.

Nos princípios do século passado os únicos jogos conhecidos de cartas eram o “Três Setes” e o “Truco”, os restantes, hoje praticados vieram muito depois.

Existe muito pouco escrito sobre este jogo, apareceu uma pequena referência a ele na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e nos livros da especialidade que consultámos, nada encontrámos. Através da Internet foi possível obter mais algumas informações, nomeadamente que aparecia referido num livro publicado em 1802.

Na linguagem do jogo existe o termo “apultana” segundo uns ou “apolitana”, segundo outros.

[Aplutana de paus, naipe que representa os camponeses]
Este facto sugere-nos como termo original napolitana o que não escandaliza admitir a sua origem do Reino de Nápoles e trazido pelas suas gentes que percorrendo o Mar Mediterrâneo subiram o Guadiana à procura de locais que lhe dessem mais condições de vida.

Por aqui se encontram vários topónimos que podem ser enquadrados nesta perspectiva como acontece com Lombardos (Lombardia), na freguesia do Espírito Santo, Toscana (Toscânia) e Provenças (Provença), na freguesia de Alcoutim.

Preservar os usos e tradições de uma região é contribuir para a sua identidade. Tipo de construção, gastronomia, danças e cantares, artesanato e jogos como os “Três Setes”deverão ser conservados e estimulados.

CARO VISITANTE/LEITOR:
ESCREVÍAMOS UM “BATE PALMAS” SE O CAMPEONATO FOSSE DE “TRÊS SETES”, ASSIM É “PORTA ABERTA” PARA A SUECA SAÍR!

Para compensar aqueles que ficaram tristes por esta notícia, podem BATER PALMAS connosco à Casa do Povo de Santo Estêvão de Tavira que com o apoio da Junta de Freguesia realizou em Fevereiro último o 1º Torneio de “Três Setes”.

Santo Estêvão não olha só para o seu Rancho Folclórico, como se pode concluir.