quarta-feira, 10 de junho de 2009

1º Café de Alcoutim


Esta fotografia tirada, não sei por quem, em Setembro de 1967, retrata o que era o 1º Café de Alcoutim, acabado de inaugurar.

Um pequeno espaço com quatro ou cinco mesas e porta para a Rua Dr. João Dias. Uma pequena máquina que tirava um café de cada vez!

Era propriedade do comerciante local e já falecido, João Baltazar Guerreiro. Virado para a Praça da República e no prédio, na posse dos seus herdeiros, que foi sempre o ponto fulcral do comércio alcoutenejo tinha mercearia e taberna, vendendo fogões e relógios.

Para satisfazer meia dúzia de fregueses, quase foi “obrigado” a montar nesta pequena dependência o que para a vila constituiu uma novidade: - UM CAFÉ!

Lembro-me muito bem, um café custava 1$20, o que na moeda de hoje dá € 0,06.

Foi lá que bebi o primeiro café com aquela que veio a ser minha mulher.

Dos doze fotografados, é tudo gente na reforma e dois nada têm a ver com Alcoutim, pois encontravam-se em trabalho periódico do Instituto Nacional de Estatística de que eram funcionários. Dos restantes dez, só dois ainda residem na vila, ainda que mais dois residam no concelho.

Não me lembro, mas possivelmente alguém faria anos.

Cerveja e licor parecem terem sido as bebidas.

Quem os reconhece?

Posso dizer que está lá a “Marlene”, que ninguém sabe quem é, a não ser a própria.

Pouco tempo depois o CAFÉ passou para o maior espaço virado para a Praça, substituindo a mercearia.

N.B. - Informacão acabada de chegar do colaborador deste blogue, Eng. Gaspar Santos, dá-nos a conhecer que houve na década de 50 uma primeira tentativa de CAFÉ que foi mal sucedida. Situava-se curiosamente em frente deste.