sexta-feira, 19 de junho de 2009

1º ANIVERSÁRIO


Passa hoje o 1º aniversário deste blogue que tem por título, ALCOUTIM LIVRE!

Tínhamo-nos comprometido como afirmámos no nosso post de apresentação a semanalmente apresentarmos alguma coisa de novo.

Por outro lado era nosso propósito ocupar esmagadoramente o blogue com assuntos sobre Alcoutim, só saindo dele em condições muito excepcionais.

Na passagem do 1º Aniversário é conveniente fazer um balanço para analisarmos o situação e se os nossos objectivos foram alcançados.

Quanto ao número de intervenções, superou em muito o que nos tínhamos comprometido pois a média semanal cifrou-se acima de quatro.

Por outro lado os nossos visitantes/leitores verificaram que muito excepcionalmente saímos de “ALCOUTIM” e quando o fizemos teve quase sempre alguma ligação ao seu concelho.

Depois da recepção dos e-mails referentes ao seu aparecimento e que dei nota de alguns após o primeiro mês de existência, mais alguns apareceram e que anotei.

Nos TEMAS específicos que criámos o CÂMARA ESCURA aparece 26 vezes com a vantagem dos comentários sobre a foto apresentada terem sido “enriquecidos” em relação às primeiras publicações.

As FIGURAS aparecem 25, sendo as últimas de Alcoutim e onde pensamos ter recuperado alguns nomes que estavam completamente esquecidos e demos a conhecer outros inteiramente ignorados.

O ESCAPARATE apareceu por 22 vezes e na sua grande maioria com referências a Alcoutim, ainda que apareçam alguns de carácter geral mas que considerámos de interesse para o visitante/leitor. Tivemos a confirmação do seu interesse por alguns dos leitores que desta maneira tiveram conhecimento das obras publicadas.

A ETNOGRAFIA, dos últimos temas criados, tem andado de passo certo e dizem-lhe respeito 19 entradas.

Pensamos que o ECOS DA IMPRENSA se justifica plenamente com a republicação de escritos publicados na imprensa regional, alguns com dezenas de anos e que desta maneira possibilitámos a sua leitura aos nossos visitantes, nomeadamente aos que ainda não eram nascidos. Inseridos espaçadamente como se justifica, já foram publicados 17.


Em MONTES DO CONCELHO completámos um escorço histórico sobre os montes da freguesia de Alcoutim, mas não deixámos de passar pela de Martim Longo e Vaqueiros.
O não aparecer aqui a freguesia do Pereiro, tem a ver com a publicação do nosso último trabalho, A Freguesia do Pereiro (do concelho de Alcoutim), do passado ao presente, Edição da Junta de Freguesia do Pereiro, 2007 e onde poderão encontrar as referência que consegui compilar em relação a todos os montes da freguesia.
Apesar das dificuldades que este TEMA apresenta, já referimos 13 povoações, cabendo aos Balurcos o de maior extensão, tendo sido dividido em cinco partes.

As EFEMÉRIDES ALCOUTENEJAS, que tenho conhecimento igualmente de leitores muito interessados, chegaram naturalmente ao seu fim.
Poderão aparecer esporadicamente com um formato diferente.

O ESPAÇO DOS AMIGOS foi para mim o mais importante que criei e em boa hora tive essa lembrança.
Gostaria que tivesse mais colaboradores, mas reconheço as dificuldades.
Além de ter aberto o espaço a todos os que quisessem colaborar, tive oportunidade de pessoalmente o fazer a diversas pessoas. Compreendo perfeitamente porque muitos não o querem fazer. Não é fácil ser livre!

Este espaço já tem 10 entradas provenientes de três colaboradores, sendo só um alcoutenejo!

Gaspar Santos já apresentou 7 interessantíssimos artigos sobre a terra onde nasceu e que não esquece. Não consigo distinguir o melhor – são todos excelentes e que vão deixar uma marca importante no passado alcoutenejo. Possivelmente se não fosse o BLOGUE ALCOUTIM LIVRE estes depoimentos perder-se-iam com o tempo!
Muito obrigado bom amigo, o ESPAÇO é seu.

Não posso nem devo deixar de agradecer ao meu amigo Fernando Lino, que conhece Alcoutim, o artigo que teve a amabilidade de escrever e onde mais uma vez patenteia todo o seu estilo inconfundível de escrita.

O colaborador que falta referir, José Miguel Nunes, tem a circunstância de ser meu filho.
Ainda que cedo lhe tivesse notado alguma facilidade “no escrever”, estava distante de mim a ideia que o viesse a fazer para os outros.
Quando disso me apercebi, já teria publicado possivelmente mais de uma centena de artigos, o que me deixou embasbacado.

Ainda que a base da sua escrita seja completamente diferente da minha e por isso eu tenha alguma dificuldade em avaliar o conteúdo, salta-me contudo o principio, meio e fim com que aborda os assuntos, com moderação mas sem ser pacífico ou submisso, argumentando bem e defendendo os seus pontos de vista.

Os dois artigos que teve a amabilidade de escrever para este BLOGUE e numa área que não é da sua intervenção, não receio dizer que agradaram-me muito. Neles retratou com muita fidelidade e justeza dois quadros da infância, passada em Alcoutim.

Tenho a certeza que nunca mais vai deixar de escrever.

Para ti, o meu agradecimento.

Outros Temas foram abordados e que a nível de movimento tiveram por razões várias menor desenvolvimento.


O número de visitas ronda as 4.500 englobando mais de uma dezena de países de origem.

Ainda que no primeiro contador utilizado não ficassem registados por acumulação, os números agora apresentados indicam o Brasil e a Espanha como os de maior utilização.

Verificamos que a média que se cifra acima de 12 visitas diárias é muito boa para este tipo de blogue que apresenta exclusivamente texto, fotos e desenhos.

Temos a sensação que a grande maioria dos visitantes não reside no concelho de Alcoutim e que talvez no seu cômputo geral mais de 50% não seja natural do concelho.

Para terminar, gostaríamos de lançar um repto aos nossos visitantes/leitores.

Manifestem através do meu e-mail a vossa opinião. Refiram o melhor (se existir) e o pior. O tema que gostam mais de ver abordado. Os erros encontrados. Sugestões. Tudo isto com o intuito de melhorar o ALCOUTIM LIVRE.

Com a vossa ajuda isso é possível.

Fico esperando pelas opiniões.