sexta-feira, 10 de abril de 2009

GUERRAS LIBERAIS - A Campanha do Algarve, 1833-1834



Editado pela Caleidoscópio – Edição e Artes Gráficas, SA, em Março de 2007 e com introdução de António Ventura, é formado por 86 páginas com um formato de 17X24 cm.

Constitui dois depoimentos de militares estrangeiros ao serviço dos liberais sobre a guerra civil do Algarve (1833-1834).

O primeiro, intitulado Campanha de seis meses no Reino dos Algarves, em Portugal, corresponde ao diário do tenente-coronel Le Charlier, comandante do corpo de atiradores belgas ao serviço de Portugal. Depois faz-se a Narrativa da Expedição dos Algarves.
Como não podia deixar de ser o concelho de Alcoutim é referido, como passamos a transcrever: Pernoitou em Martim-Longo, outro covil dos guerrilheiros. Foi ali que por informações particulares viemos a saber que, aproveitando a nossa marcha no Alentejo, os guerrilheiros se haviam reunido de novo (…).

Mais à frente: O brigadeiro de Mello (…) destacando ao passar por Alcoutim, o coronel de Suarce à frente de 150 homens, com ordem de respaldar a cidade (…)

A 25, às quatro horas da tarde, a cavalaria, alguns atiradores de infantaria e uma manada considerável de bois dirigem-se para Alcoutim (…)
A 26, logo de manhã, os navios chegam a Alcoutim, onde o coronel de Suarce chega às onze horas, após uma das mais penosas marchas.
... … … … …

A 28 dormimos em Martinlongo, vila desprovida de recursos onde a tropa não recebeu distribuição alguma.
... ... ... … ...
No entanto existe uma forja em Martinlongo e o mal foi em parte remediado.

Naturalmente que estas referências têm de ser enquadradas na leitura do livro e depois na história local do referido período.
Se as fizemos foi com o sentido de espicaçar a sua leitura.

A última parte trata-se de Exposição Apresentada a sua Majestade a Rainha, pelo Barão de Suarce.

A Introdução possibilita-nos o enquadramento necessário para podermos melhor compreender o seu conteúdo e dá-nos notas biográficas adequadas dos autores.

Adquiri-o numa livraria de Vila Real de Santo António em 2007.