domingo, 26 de abril de 2009

FAMÍLIAS NOBRES DO ARGARVE


Este título, de autoria do Visconde de Sanches de Baêna, foi editado em Lisboa, A Liberal – Officina Typographica, 216, Rua de S. Paulo, 216, em 1900.

Noventa e dois anos depois teve a 2ª Edição, para o que se juntaram três responsáveis que foram os seus editores.

A edição é fac-similada e constituída por dois volumes, visto ter havido posteriormente uma Parte Segunda, editada em 1906, em Lisboa, Typographia do Annuário Commercial, Praça dos Restauradores, 27.

Ainda que não tenha já feito uma leitura total do trabalho, já deu para encontrar algumas pessoas que tiveram alguma ligação ao concelho de Alcoutim, como por exemplo Diogo de Mascarenhas de Figueiredo que foi prior de Martim Longo ou Diogo Lobo Pereira, natural de Loulé e que acudiu a Alcoutim quando o inimigo intentou acometer por este lado (1707).

Tive conhecimento da existência deste trabalho em Alcoutim, em 1968, por intermédio do comerciante local, e já falecido, João Baltazar Guerreiro que não o tinha completo. Mais tarde encontrei algumas citações mas nunca me tinha sido possível consultar o trabalho.

Através das novas tecnologias foi-me possível encontrar esta segunda edição que adquiri (nº 353) rubricado por um dos editores, Fernando Santos, em cuja livraria foi adquirido, Rua dos Chões, 121, 4710-230-Braga.

Quantas bibliotecas do Algarve teriam adquirido este trabalho?

Responda quem souber.