quarta-feira, 8 de abril de 2009

As tuneiras



Tuneira é o nome mais vulgar no concelho de Alcoutim para designar uma planta arbustiva, carnosa, de ramos compridos, articulados e espinhosos.

Este tipo de opúncias ou cactáceas é também designado noutras regiões por figueira-da-índia, figueira-da-barbária, pita, nopal, etc.

Tendo por nome científico (Opuntia ficus-indica (L.) Mill), é provavelmente originária da América Central, mais propriamente da região semidesértica do México, de onde os espanhóis a trouxeram para a Europa e os mouros para África.

Planta sub-espontânea, desenvolve-se bem em solos pedregosos e secos, resistindo bem à falta de humidade pois vai acumulando-a nos seus troncos verde-escuro, no período das chuvas e que quando velhos se tornam acinzentados e lenhosos.

As folhas estão transformadas em espinhos.

Esta planta no concelho de Alcoutim tinha várias utilidades. Colocada nas extremas, dividia e protegia com eficiência as propriedades.

Os figos de tuna, como chamam aqui aos seus frutos, são muito doces, frescos e comestíveis.

Colhem-se pela manhã, com uma tenaz, aproveitando as maresias pois nessa altura os espinhos dos frutos que são muito finos, têm menos possibilidade de se cravarem nas nossas mãos, de onde dificilmente se tiram. Depois, varrem-se bem varridos para que todos os espinhos saiam.

São considerados um bom alimento para os porcos que além dos engordarem bem, também lhe proporciona uma carne mais saborosa.

As tuneiras localizavam-se de uma maneira geral junto dos montes onde normalmente a terra era pouca. Por outro lado, os pocilgos estavam por perto sendo mais fácil o trabalho de transporte.

As tuneiras devido à transformação do modo de vida começaram a ser atacadas pelo homem que já delas não necessita como anteriormente.

Em lugar das tuneiras estão hoje algumas casas.

A sua flor, de cor alaranjada, é muito bonita, apresentando um quadro agradável à vista.

Os alcoutenejos utilizam o suco das suas palmas que faz misturado com mel ou açúcar, um xarope para a tosse e para a asma.

Os seus derivados são utilizados em farmácia e cosmética. Das sementes do seu fruto extrai-se um óleo valioso, comprado pela indústria cosmética por cerca de mil euros o litro, segundo informação que recolhemos.

O fruto é utilizado para o combate à diarreia, o seu uso excessivo pode causar obstipação.
________________________________