sexta-feira, 6 de março de 2009

Nau dos Corvos


“Nau dos Corvos” foi o título que o autor deu ao conjunto de 61 poemas que numa edição de autor foi apresentado no dia 31 de Janeiro último, cerimónia para a qual teve a amabilidade, como é já seu hábito, de me convidar, mas que não me foi possível estar presente, como desejava, visto encontrar-me no concelho de Alcoutim, a uma distância relativamente considerável de Peniche.

O sentimentalismo do autor levou-o a ir buscar para título este emblemático rochedo que constitui um dos ex-libris da cidade onde não nasceu mas que considera como sua e onde se fixou desde tenra idade.

Sem nunca escamotear as suas origens ribatejanas, de que muito se honra, e a qualidade de almeirinense, tem vivido a maior parte do seu tempo na cidade de Peniche que ama como poucos, sendo considerado uma das suas maiores figuras pelo menos dos últimos cinquenta anos.

Além da sua obra poética que já conta seis títulos e onde sobressai o encantamento que possui pela terra onde se fez homem e que glorifica com ternura e emoção, cultiva igualmente a prosa com trabalhos de ficção.

Mas a faceta pela qual os penichenses nunca o esquecerão, está no valioso trabalho que tem realizado sobre a história de Peniche, dando a público em 1962, Peniche na História e na Lenda, que já vai na 4ª Edição e se encontra presentemente esgotado.

Além deste trabalho publicou entre outros, Fortificações da Região de Peniche, para nós, o seu melhor trabalho e ainda uma valiosíssima História da Renda de Bilros de Peniche, 2003.

O Dr. Mariano Calado que nasceu em Almeirim em 1928 é Licenciado em Psicologia Social e obteve na Universidade de Lisboa, em 1999, o grau de Mestre em História Regional e Local.

Teve a gentileza de nos oferecer este livro com simpática dedicatória, o que muito lhe agradecemos