terça-feira, 17 de março de 2009

A Capela de São Sebastião na aldeia de Martim Longo


[A Capela em 1972]

Esta pequena capela com uma área coberta de 28,5 m2 e um adro de 200 (1) é considerada como um dos pólos de desenvolvimento da aldeia, sendo o da igreja matriz o mais importante. (2)

Situa-se na extremidade da aldeia, junto da estrada que segue para Vaqueiros.

A festa de S. Sebastião ocasionava procissão que atravessava todo o povoado. (3)

O culto de S. Sebastião (que anda associado à cólera), é dos mais marcantes nesta região. Sebastião, martirizado em Roma, foi crivado de setas pelos próprios soldados que comandava, ao ser denunciado como cristão ao Imperador Diocleciano.

Afirma-se que é templo muito antigo. Em 1565 estava em reparação. Tinham feito uma parede nova do lado sul estava sem telhado, mas já tinham madeira para lho colocarem, acabando assim o trabalho.

Cabia ao povo a obrigação de realizar essas tarefas.


[A Capela em 1992]

O altar era de alvenaria, tinha na parede pintada a imagem do orago, já muito velha e despintada. (4)
Em 1688 a ermida encontrava-se novamente em obras, pelo que a imagem do padroeiro foi colocada num dos altares da Igreja Matriz. (5)

A Junta de Paróquia envia ao Administrador do Concelho orçamento de “peritos” para as obras a efectuar nas ermidas do Espírito Santo, Santa Justa e São Sebastião, da sua paróquia e votadas no seu orçamento de 1878/79, em 90$000 réis. (6)

A capela é de planta rectangular. Cada uma das paredes laterais é suportada por dois botaréus semicilíndricos, semelhantes aos existentes na Igreja Matriz. Exteriormente, é a única nota de interesse.

Sobre o bico da fachada existe uma cruz de ferro sem qualquer interesse artístico. Não tem sineira. A porta é rectangular e de duas folhas. De cada lado há dois compridos bancos de alvenaria.


[A Capela nos dias de hoje]

Interiormente, o retábulo foi colocado em 1682/83, gratuitamente, por a confraria ser pobre. (7)
A imagem de São Sebastião foi adquirida em 1792, possivelmente por interferência do bispo, D. Francisco Gomes. Em complemento, apresenta um tronco de árvore e um capacete junto aos pés sobre a peanha. Apresenta ainda uma coroa de metal na cabeça e os olhos são de vidro. Em bom estado de conservação é, segundo o abalizado parecer do Prof. Doutor Francisco Lameira, um exemplar de muita qualidade.

Conhecemos a capelinha em 1968 e encontrava-se em semi-ruína. Hoje, está cuidada apresentando um jardim contíguo.

NOTAS
(1)-Matriz Predial - Freguesia de Martim Longo, Artº 1528.
(2)-À Descoberta de Portugal - Selecções do Reader’s Digest, 1982.
(3)-Algarve – Roteiro, José Victor Adragão,Editorial Presença.
(4)-Visitações da Ordem de Santiago no Sotavento Algarvio, Hugo Cavaco,Edição da Câmara Municipal de Vila Real de Sto. António, 1985.
(5)-A Escultura de Madeira no concelho de Alcoutim, do séc.XVI ao séc.XIX, Francisco Lameira e P. Manuel Oliveira, Faro, 1985.
(6)-Ofício nº 204 de 27 de Agosto de 1878 do Prior Presidente da Junta de Paróquia de Martim Longo.
(7)-Idem, ibidem, nota (5).