segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um jantar em louvor de Alcoutim


[Fotógrafo - Conviva e cronista Fernando Lino]

Quem leu o título possivelmente pensará que se trata de um jantar de grão ou de feijão muito típico da serra algarvia onde Alcoutim se situa, mas na verdade não foi isso que aconteceu porque para mim um jantar sem abóbora de casca perde muito do seu valor e segundo o povo entendido, esta abóbora só deve ser cozinhada nos meses que não têm “R”, ou seja Maio, Junho, Julho e Agosto, se assim não for, perde todas as características, nomeadamente o seu gosto.

Ainda que eu faça o prato, a verdade é que nunca o consegui confeccionar com as características que ele deve possuir e isto por mais que me esforce. Sendo assim, não o apresento aos meus convidados.

É um gosto que me vem de família, quando calha convidar alguns amigos para almoçar ou jantar, sendo a refeição feita por mim e por minha mulher.

No passado dia 9 assim aconteceu e juntaram-se-nos sete amigos que nos deram a honra da sua presença.

Menu escolhido: “Jantar de caça criada em Alcoutim”, mais propriamente na ZRT Marmelcaça. A refeição alargada teve por base a perdiz e a lebre e a sobremesa os dulcíssimos citrinos (laranjas e tangerinas) da Hortinha das Lajes, sita no Monte de Afonso Vicente. Os doces foram acompanhados por variadíssimos licores e onde a ginja (de Peniche) é rainha, não faltando contudo os de alfarroba, poejo, amêndoa, ameixa, tangerina, etc. que igualmente têm origem em produtos alcoutenejos.

Se alguém espera que aqui se tivesse servido caviar como produto representativo de Alcoutim, enganou-se totalmente pois aqui não se engana ninguém.

Nesta altura do ano ser-me-ia muito difícil servir uma refeição só com produtos alcoutenejos, mas em Alcoutim isso já aconteceu muitas vezes, além do produto base, as batatas, cebola, alho, salsa, vinhos, licores, alfaces, rabanetes, etc., etc., ser tudo produzido na Hortinha das Lajes

Como sempre acontece, as visitas elogiaram a refeição e eu espero que o tenham feito por ser verdade e não por delicadeza.

Os pratos de caça bem confeccionados, acompanhados de alguns bons vinhos já existentes, e nesta época, os maravilhosos citrinos podem e devem ser um verdadeiro CARTAZ do concelho de Alcoutim. Se lhe juntar um doce regional e um licor de alfarroba ou de poejo, completará a ementa.