quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

As andilhas ou zandilhas


Já referimos aqui os vários tipos de cangalhas que o alcoutenejo utilizou (ou utiliza) para colocar nas bestas no sentido de poder efectuar mais adequadamente vários transportes indispensáveis à sua manutenção.

Hoje iremos referir outro artefacto também para auxílio no transporte de outros produtos. São designados como o título indica, andilhas ou zandilhas, termo que se usa mais no concelho de Castro Marim mas igualmente conhecido e empregue no de Alcoutim.

O alcoutenejo construía uma armação rectangular de madeira rija, normalmente azinho e onde o zambujeiro igualmente podia ser utilizado, senão totalmente, pelo menos em algumas peças.

Nas extremidades desta armação, construíam-se duas espécies de bolsas formadas por varas de marmeleiro ou de qualquer outra planta com características semelhantes no que toca à flexibilidade e resistência. As varas eram introduzidas através de um buraco feito com um trado, vergadas, introduzindo-se a extremidade no lado oposto e por intermédio do mesmo sistema.

Com o equilíbrio conveniente e conforme mostra a foto iam-se colocando mais varas. Depois, procedia-se à sua ligação com o auxílio de arames com o intuito de harmonizar a bolsa construída e lhe dar mais resistência.

Estes objectos destinavam-se principalmente ao transporte de uvas, marmelos e romãs

Tal como as cangalhas, caíram completamente em desuso, pois além de os burros já serem raros, os caminhos, ainda que maus, vão possibilitando a passagem de veículos motorizados que fazem o transporte do pouco que se produz.