domingo, 21 de dezembro de 2008

O rossio da aldeia de Martim Longo


(Rotunda de Martim Longo, 1990)

Por definição, rossio é um terreno fruído em comum pelo povo, um logradouro público.

A primeira referência que dele conhecemos, em relação à aldeia, é de 1839. (1)

A Câmara reuniu extraordinariamente em Martim Longo a fim de definitivamente se fazer a demarcação do rossio, pela parte em que este confina com a Herdade da Finca Rodilha, visto que não aparecendo marcos suficientes, se pretende inculcar que alguns terrenos concedidos pelas Câmaras anteriores, já pertenceriam à Herdade.

Consultadas as pessoas mais idosas da terra e na presença do procurador do senhorio da herdade, foram descobertos três marcos da partilha antiga.

Um deles encontrava-se na parte esquerda da estrada que vai para Tavira; outro próximo da Ermida de São Sebastião e o último no pontal da cerca de Francisco Gomes Delgado, em direcção ao marco antigo que se acha por cima do pontal e este condiz com a esquina da parte do sul da Ermida de São Sebastião.

Anos depois, encontrando-se a vereação camarária em correição pelo concelho, realizaram uma sessão nesta aldeia. Saíram pela mesma e entre outras coisas mandaram tapar covas e remover estrumeiras que tinham encontrado, além da aldeia, no rossio.

De acordo com o Conselho Municipal, foram então demarcados no rossio terrenos para as eiras e para a realização da Feira de Corpo de Deus. (2)
Em 1858 o Vice-Presidente da Câmara, em exercício, Augusto Carlos Pinto, durante uma sessão do executivo, informou que tendo ido há poucos dias a Martim Longo, observou que de terrenos do rossio destinados a eiras, foi tirado tanto barro que já um deles se achava inutilizado e deste estrago recebeu reclamações. Propunha por isso que o Regedor fosse encarregado de vigiar pela conservação das eiras, impedindo tais práticas e lançando, caso fosse necessário, coimas aos transgressores. A Câmara concordou em absoluto e foram transmitidas ordens ao regedor.(3)


NOTAS

(1) - Acta da Sessão Extraordinária da C.M.A. realizado em 21 de Março na aldeia de Martim Longo.

(2) - Acta da Sessão da C.M.A. de 13 de Janeiro de 1843.

(3) - Acta da Sessão de 8 de Abril.