segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Aureliano Mira Fernandes



Outro matemático de craveira internacional nascido no concelho de Mértola, mais propriamente na Mina de S. Domingos, em 16 de Junho de 1884.

Faz os cinco primeiros anos no liceu de Beja, entre 1897 e 1902 e os dois últimos em Coimbra, entre 1902 e 1904, matriculando-se de seguida na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Matemática.

Aderiu à greve estudantil de Fevereiro de 1907 o que lhe causou a reprovação do ano pois não apresentou o requerimento de concessão de perdão. No ano seguinte apresenta-se aos exames e obtém em todos 20 valores.

É Bacharel em 1909 e Licenciado no ano seguinte, igualmente com 20 valores.

Obteve o doutoramento na Universidade de Coimbra em Março de 1911 com a classificação máxima de M.B., 20 valores, tendo apresentado a dissertação Theorias de Galois / Elementos da theoria dos grupos de substituições, uma obra em que pela primeira vez em língua portuguesa se expõem princípios de doutrina de vários cientistas que vai desde Lagrange (1736-1813) até Jordan (1838-1922).

É logo nomeado por convite, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Escola que serviu até se jubilar, em 1954. Aqui leccionou Matemáticas Gerais, Cálculo Diferencial, Integral e das Variações e Mecânica Racional. Ao mesmo tempo foi Professor de Análise no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

Teve uma passagem rápida pela política, tendo sido eleito em 1910 deputado das Constituintes pelo Partido Republicano, funções que depressa abandonou.

Em 1918 aceitou o convite para reger a cadeira de Análise Matemática no Instituto Superior de Comércio, onde teve como alunos Bento de Jesus Caraça e Duarte Pacheco.

Foi sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa desde 1928 e esteve na Fundação da Sociedade Portuguesa de Matemática, sendo o primeiro presidente da Assembleia-geral.

Foi sócio correspondente da Real Academia das Ciências de Madrid.

Em 1943, juntamente com António Aniceto Monteiro e Ruy Luís Gomes, funda a Junta de Investigação Matemática.

Colaborou activamente com a Accademia dei Linceu, apresentando as mais variadas comunicações.

Publicou 97 trabalhos na sua área de investigação.

Aprendeu russo e latim línguas que escrevia e falava fluentemente.

Faleceu em Lisboa a 19 de Abril de 1958.

Na passagem dos 50 anos da sua morte foi homenageado pelos Correios com a publicação de um selo


_______________________________

João Filipe Queiró, in Dicionário de História de Portugal, António Barreto – Maria Filomena Mónica (coordenadores, Vol. VII, Livraria Figueirinhas, Porto, 1999.

“O Prof. Mira Fernandes em selo do correio”, Geada de Sousa, in Alentejo Ilustrado On Line, 11.04.2008

http://www.universia,pt

Pt.wikipedia.org/wiki/