domingo, 23 de novembro de 2008

Uma Etnomusicologia do ALGARVE Rural


Uma Etnomusicologia do ALGARVE Rural é um livro de 114 páginas de formato 16X24, editado pela Fundação Pedro Ruivo com texto de Francisco Parrot Morato e de Luís Miguel Clemente que igualmente realizou a transcrição musical, enquanto a pesquisa foi realizada por Francisco Parrot Morato, Maria do Céu Figueira e Nuno Filipe Martins.

Os cantes recolhidos englobam os realizados em “bailes de roda”,” cantigas ao despique”, “bailes de mastro” e “orações e cantos religiosos”, entre outros.

O concelho de Alcoutim está representado com Velhinha, Laurinda, Fui passear ao jardim, Se não fosses morena, Olha o meu Cardoso, Vivá Republica, Pombinha branca, Venho da ribeira nova, em “Cantigas de Baile” e Marcela, Romã, Antonico Tiroliro, Ó pombinha chora, chora, Eu hei-de morrer, Ó águia que vais tão alta, Vila nova de Ferreira, As cobrinhas d´água, Comboio, Entrudo, Rosa branca, Rama da oliveira, Tira o cravo, tira a rosa, Debaixo da laranjeira, Caiadeira, Minha Mãe, Lírio Roxo do Campo, Laurindinha e Meu coração, em “Cantigas com Moda”. As Cantigas Religiosas estão representadas por Oração das Almas, Senhora da Conceição e Nossa Senhora.
A nível de localidades, estão representados Balurcos, Pessegueiro, Alcoutim, Castelhanos, Laborato, Clarines, Vaqueiros e Azinhal.

O exemplar foi-me oferecido por um dos autores, o Dr.Francisco Parrot Morato, a quem agradecemos.