quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Posto retransmissor da RTP


Em 1967 via-se pessimamente televisão na vila de Alcoutim numa casa que pertencia ao Sr. Leopoldo Vicente Martins e pagava-se, se a memória não me falha, 1$00. A receita destinava-se à Santa Casa da Misericórdia. Em qualquer outra casa, nada se via.

Entrei lá uma ou duas vezes, uma foi para ver o programa ZIP ZIP ainda hoje muito falado.

O retransmissor que a foto apresenta foi instalado em 1969 (Vide Vamos Falar de Televisão, Livros RTP, nº 29, Lopes da Silva e Vasco Hogan Teves, 1971, pág.185) e isso deve-se fundamentalmente à acção de um filho desta terra, que muito a amava, o Tenente da Marinha, Virgílio Rosa, que através dos bons relacionamentos que tinha com a RTP consegue que isso viesse a acontecer.

Reparar que nesse ano foram instalados apenas cinco retransmissores (Lisboa-Graça, Sintra, Valença, Alcoutim e Elvas). Por aqui se vê que qualquer das outras instalações tinha um potencial nada comparável ao de Alcoutim.

Era então necessário arranjar o local, dar-lhe o mínimo de condições de acesso, construir o casinhoto indispensável e naturalmente vedá-lo.

E o dinheiro para tudo isto, onde se ia buscar? Na Câmara não havia dinheiro para nada, só existia para ter a porta aberta e promover A ou B.

Teve que ser a população a quotizar-se, os que tinham mais uns tostões, através de dinheiro para a compra de materiais e os outros, com o seu trabalho, deram a ajuda indispensável, sem a qual não teria sido possível tal melhoramento.

Houve gente que apesar de não viver na terra, não deixou de prestar a sua colaboração.

A vida, em Alcoutim, passou a ser menos difícil.

Uma coisa é certa, se não fosse o Tenente Virgílio António Rosa só se teria visto televisão em Alcoutim depois do 25 de Abril!

Aqui fica este pequeno apontamento que serve para RECORDAR UM HOMEM QUE AMAVA A SUA TERRA COMO POUCOS e que o poder político tem simplesmente ignorado.