sábado, 29 de novembro de 2008

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários


A existência de bombeiros em Portugal, que eu saiba, vem dos fins do século XIX, mas à vila de Alcoutim só chegaram em 1984, sendo 20 de Agosto a data da sua fundação.

Tendo por lema, “Vida por Vida”, os soldados da paz, como são conhecidos, defendem o cidadão em situações de emergência, como incêndios, acidentes de todo o tipo e no transporte de doentes, pelo que o povo lhe dispensa gratidão.

A primeira notícia que conhecemos sobre os Bombeiros de Alcoutim foi publicada na imprensa regional (1) em 30 de Agosto de 1984 em que se informa que se aguarda a publicação dos estatutos no Diário da República a fim de se solicitarem subsídios às entidades oficiais. Logo nessa notícia se refere o apoio dado pela Câmara Municipal que está a negociar a compra de um terreno situado próximo do Rossio, destinado à construção do futuro quartel. A nova associação conta com o apoio de associações congéneres.

O efectivo é constituído por trinta e cinco elementos em 1986 que vão recebendo regularmente instrução no quartel dos Bombeiros de Vila Real de Sto. António, juntamente com os seus elementos.

A localização do quartel em Alcoutim é dada agora para junto da estrada marginal do Guadiana, na parte alta da vila, em terreno de que está a ser feita a terraplanagem.

A corporação dos Bombeiros de Monchique ofereceu aos de Alcoutim uma viatura de combate a incêndios e procura-se adquirir um pronto-socorro e ambulância. (2)

Entretanto a Câmara Municipal doou a ambulância que possuía aos Bombeiros, continuando contudo a suportar os encargos do motorista. (3)

Em 1987 já se dispõe do anteprojecto do futuro quartel que ocupará uma área de seis mil metros quadrados e custará cerca de oitenta e quatro mil contos.

O edifício terá dois pisos que ocuparão uma área de 2.400 m2 Nesta altura existem três ambulâncias e dois carros de combate a incêndio. Em 1986 registaram-se sete incêndios no concelho. (4)

Para o quartel, prevê-se, além de capacidade para oito viaturas, camaratas, casa-escola para treino e exercício, sala para reuniões, biblioteca, arquivo e um pavilhão polivalente com uma área de 600 m2 para desporto, cultura e recreio. (5)

O inspector regional de Bombeiros do Algarve, visitou Alcoutim em 1989 em serviço de inspecção. Já existia um auto-pronto-socorro médio indispensável ao combate dos incêndios e uma viatura vinda de França que custou cerca de catorze mil contos. (6)

Atendendo a uma maior procura do rio e consequentemente poder haver com maior frequência necessidade de prestar socorros, os Bombeiros adquiriram um barco para o que foram subsidiados pela Câmara em 500 contos. Além disso e a fim de proporcionar melhores condições de saúde aos munícipes, a Câmara Municipal comprou uma nova ambulância para os Bombeiros. (7)

Em 1996 concluíram com aproveitamento as provas para bombeiro de 3ª classe, dezassete elementos. O restante efectivo vem recebendo igualmente instrução para oportunamente serem sujeitos a provas. (8)

O comandante da corporação, João Manuel Rita Baptista, declara ao conhecido e desaparecido semanário Tal & Qual: “Neste momento, o meu maior desejo é ver realizada a obra que ainda nem sequer teve início, o quartel dos bombeiros. A Câmara cedeu os terrenos e fez as escavações, agora é tempo de se esperar pelo PIDAC e que a obra seja posta a concurso público”

Os cinco carros antifogo e as cinco ambulâncias da corporação, encontram-se à chuva e ao sol, degradando-se aceleradamente. (9)



O projecto da construção do Quartel só veio a avançar anos depois e em 7 de Dezembro de 1998 foi colocada a primeira pedra, tendo sido assinado um protocolo entre a autarquia alcouteneja e o Ministério da Administração Interna que irá garantir o financiamento da obra. (10)

A Corporação entretanto tinha sido contemplada com uma ambulância de emergência. (11)

Em 17 de Julho de 2001, um jornal regional noticia:- Bombeiros de Alcoutim já têm quartel, acrescentando que tinha entrado em funcionamento e cuja construção orçou em 100 mil contos.(12)

Os Bombeiros Voluntários de Alcoutim, além da sua missão base, dedicaram-se à organização das Festas da Vila e, têm a seu cargo o Lar de Idosos, um estabelecimento que no seu tipo, muito honra a vila e o concelho.

O Corpo activo comporta presentemente 50 elementos e dois funcionários administrativos.

O quartel situa-se na Avenida dos Bombeiros Voluntários.

Foi das últimas sedes de concelho a possuir Bombeiros e que eu saiba, ainda há no País pelo menos uma que não os tem e é precisamente do Algarve.

NOTAS

(1) - Jornal do Algarve - Vila Real de Santo António
(2) - Prevenir - nº 10 - Junho 86.
(3) - Jornal do Algarve de 27 de Novembro de 1986
(4) - Jornal do Algarve de 20 de Agosto de 1987.
(5) - Boletim Municipal C.M.A. nº 1 de Outubro de 1987.
(6) - Prevenir nº 24, de Dezembro de 1989.
(7) - Boletim Municipal da C.M.A. nº12 de Abril de 1993
(8) - Prevenir - nº 11 de Setembro de 1996
(9) – Nº de 20 de Setembro de 1996
(10) – “Alcoutim vai ter Quartel de Bombeiros dentro de um ano, in Jornal do Algarve de 17 de Dezembro de 1998.
(11) – “Bombeiros de Loulé e Alcoutim recebem novas viaturas”, in Jornal do Algarve de 9 de Março de 2000.
(12) – Diário do Sul (Algarve)