domingo, 16 de novembro de 2008

ALCANCE

ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE ALGARVIO



Esta associação cívica nasceu no dia 21 de Abril de 1990, por iniciativa de um conjunto de quadros técnicos, representantes de instituições locais e outras pessoas com uma intervenção social relevante, unidas por uma preocupação comum: o processo de desertificação no concelho de Alcoutim (1), sendo então designada por ALCANCE, Associação para o desenvolvimento do concelho de Alcoutim.

Estimular uma rede de comunicações e cooperação intra-concelhia e entre o concelho e as Entidades que do exterior podem apoiar acções de desenvolvimento, são objectivos da associação. (2) A impotência das instituições oficiais para responder ao desafio da desertificação da serra algarvia foi uma das razões que levaram ao nascimento desta associação.

A associação abriu a sua sede na Travessa de Nª Sª da Conceição, nº 1, na vila de Alcoutim, em instalações cedidas pela Santa Casa da Misericórdia.

Foi depois instalado um posto de informação sobre programas de apoio à criação de emprego, financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e organizaram-se dois cursos de formação profissional, no âmbito do programa para a Conservação do Património Cultural do I E F P, curso de gastronomia regional e curso de arte de ferro. (3)

Correspondendo às orientações propostas pela Comissão Europeia, o Campus de Alcoutim, organizado pela ALCANCE, teve como objectivo a restauração, conservação e divulgação desse património. (4)

Entretanto, em colaboração com a Câmara Municipal, participa no estudo de investigação e execução do projecto de instalação do Museu do Rio, no projecto e execução do Parque de Merendas de Guerreiros do Rio, na implantação da Casa do Artesanato, espaço de exposição e venda de artesanato e produtos do concelho, a funcionar no Castelo da Vila, entre outras acções. (5)

Desde a sua fundação a Associação teve os seguintes secretários coordenadores: Dr. Henrique Gregório, sucedendo-lhe Abílio da Encarnação, sendo o lugar depois desempenhado pela Dra. Vitória Cassinello.

Passou por um período muito difícil, encontrando-se agora numa situação de estabilidade.

Os Estatutos foram alterados em 16 de Março de 2005, operando-se o alargamento da acção, demonstrado na mudança do complemento da designação. Por outro lado desapareceu o lugar de secretário-coordenador, passando a Associação a ser dirigida por cinco elementos: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e um vogal, havendo dois suplentes, para em caso de necessidade substituírem algum dos elementos efectivos.

A Presidência foi ocupada pela Dra. Vitória Cassinello até 1 de Agosto de 2008, altura em que a assume, José Manuel Simão.

Tem cerca de sessenta sócios e a sua sede está situada na Rua de Timor, s/n, 8970 – 064 – Alcoutim.

Notas:
(1) - Alcoutim - Revista Municipal, nº 2, Dezembro/95
(2) - "Alcoutim tem nova associação", in Correio da Manhã de 14 de Novembro de 1990
(3) - Informação aos associados de 14 de Novembro de 1990.
(4) - Jornal do Algarve de 7 de Setembro de 1995.
(5) - Alcoutim - Revista Municipal, nº 2, de Dezembro/95.