quarta-feira, 27 de agosto de 2008

GRUPO DESPORTIVO DE ALCOUTIM

ESCORÇO HISTÓRICO

O Grupo Desportivo de Alcoutim engloba outras associações recreativas que depois de algumas transformações acabaram por se fundir nesta como tentaremos explicar em face do arquivo que nos foi posto à disposição pelo presidente da direcção de então.

O G.D.A., como passaremos a designar abreviadamente, foi fundado por jovens alcoutenejos no dia 4 de Julho de 1948 e à frente dos quais se destaca Fernando José Lopes Dias, que veio a ser naturalmente o seu primeiro presidente da Direcção, funções que desempenhou até 1953 e mais tarde em 1958.

Do grupo de jovens faziam parte, entre outros, Manuel Alfredo Afonso, António da Assunção Valério e José Francisco Rita que completavam o elenco directivo.

Havia na altura a Sociedade Recreativa Alcoutinense (a sociedade dos homens ou senhores) a quem o GDA solicita a concessão do material desportivo. (1) Deduzo assim que esta associação já teria praticado desporto, mais concretamente o futebol.

O primeiro jogo “oficial” disputado em Alcoutim teve lugar no dia 14 de Setembro de 1948 (dia da feira, como é indicado no documento) e teve como adversário o Grupo Desportivo “O Celeiro”, de Vila Real de Santo António, resultado que ignoramos. Aos visitantes foram dadas duas alternativas de transporte, ou no “gasolina” ou em veleiro fretado.

Em 1949 (2) demonstra-se junto do Sport Lisboa e Benfica que o grupo tinha grande regozijo em ser sua filial já que a maior parte dos desportistas da vila se inclina para aquele clube.

Em entrevista concedida a Rui Dias, do Algarve Região, Fernando Dias e Carlos Brito, dois dos fundadores, além do futebol, referem a prática de atletismo, natação e andebol de sete com duas equipas para se poderem defrontar.

Outra actividade que conhecemos no grupo, é o excursionismo, designado já por turístico e em 1949 organiza-se uma excursão de dois dias. Partindo de Alcoutim com passagem por Balurcos, Monte Gordo (onde se tomou banho), Tavira, S. Brás de Alportel e Loulé, onde se pernoitou. No dia seguinte, Boliqueime, Praia da Rocha (onde se tomou banho) e Caldas de Monchique e regresso a Alcoutim.

Segundo aqueles dois entrevistados, realizavam-se igualmente fluviais e promoviam-se palestras.

Os jovens continuam activos e solicitam à Câmara que conceda a locação, se tal for administrativamente compatível (…) da loja do edifício da mesma e que se encontra (…) praticamente disponível (…).

Além dos elementos já referidos, faziam parte do grupo, Rui Firmino Simão, Rogério Lopes da Trindade, Francisco Madeira Neto e António Xavier Delgado.

Quando se realizava um jogo de futebol em Alcoutim, havia sempre um baile em honra da equipa visitante. Entre outros, temos conhecimento da seguinta dos seguintes grupos populares:

Atlético Clube de Odeleite – 1950/07/05
Clube de Futebol Pomarense – 1950.07.04 (Festejos da Fundação)
Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santana de Cambas – 1950/12/25
Sporting Clube de Moreanes – 1951/09/03
Grupo Desportivo do Lazareto, Vila Real Sto. António – 1951.03.25
Futebol Clube Porto Vilarealense, Vila Real Sto. António – 1953/09/13
Clube Desportivo de Almodôvar – 1954/06/09

Em contra partida tem-se conhecimento de uma visita ao Clube de Futebol de Martinlongo em 1951/09/03

Em 13 e 14 de Setembro de 1950 o grupo realiza uma pequena festa com quermesse, destinando-se os lucros à Secção de Beneficiência, então criada, para posterior distribuição pelas pessoas mais necessitadas. Da comissão organizadora, constavam:- Rogério Lopes da Trindade e Lima, João Lopes Dias, Fernando José Lopes Dias, Rui Simão, José Francisco Rita, Carlos Alfredo Brito e as meninas Maria Jukieta Baptista, Maria de Lurdes Brito, Maria Silvéria Rita, Maria Clara Simão e Maria da Conceição Rosa, entre outros.

No ano seguinte e nos mesmos dias, novamente se realiza a festa anual à qual dão a sua adesão mais os seguintes jovens: Mário Parreira Baptista, Gaspar Martins dos Santos, João Francisco Mestre e José Cavaco Peres.

Estes festejos transformaram-se nas Festas Anuais da Vila que ainda hoje se realizam, com algumas mutações na sua organização depois do 25 de Abril, quando antes eram realizadas pelo Povo e para o Povo.

Em 1951 o GDA conta com mais de cinquenta sócios. Reclama nesta altura (3) a direcção, junto do Presidente da Câmara, denunciando a instalação de uma eira dentro do único parque desportivo!

No ano de 1953 é criada uma biblioteca (4) pelo que se paga uma quota suplementar.

O primeiro equipamento do grupo era todo preto, isto por influência do seu presidente, Fernando Dias, na altura em Coimbra e grande adepto da Associação Académica.

Depois de um período de letargia do Grupo Desportivo de Alcoutim e da Sociedade Recreativa local, chegou-se à conclusão, em 1960, que as mesmas se deviam fundir o que veio dar origem ao Clube 1º de Dezembro, criado precisamente no 1º de Dezembro daquele ano. A proposta de Estatutos foi apresentada por Artur de Moura que na altura presidia à Câmara Municipal.

A fusão não deu os resultados desejados pois em 1968/69 o clube estava inactivo.

Em Assembleia Geral de 6 de Fevereiro de 1990 por proposta do Presidente da Direcção, Alberto Alves Ferreirinho, o Clube 1º de Dezembro passa a designar-se Grupo Desportivo de Alcoutim, nome que assim foi recuperado. A proposta, e segundo informação prestada pelo proponente, foi feita no sentido da designação indicar claramente o nome da vila pois o que tinha não o fazia e o grupo, depois da sua legalização, só agora efectuada por acção daquele dirigente, iria filiar-se na Associação de Futebol do Algarve e disputar provas oficiais. As cores representativas do clube passaram a ser o verde e o branco, cores do concelho.

O GDA tem por fim a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados, como reza o Artº 1º dos Estatutos.

De 1990 a 1994 o clube disputou o Campeonato Distrital de Futebol (sénior) da 2ª Divisão.

O primeiro jogo oficial realizou-se no campo municipal de Castro Marim em Dezembro de 1990 contra os Jograis de Estoi, tendo o Desportivo perdido por dois a um. Alcoutim alinhou com: Jorge Serina, João Dias (cap.) (5) Toni, Luís Canelas, Vitor, Carlos Ludovico, Luís, Alfredo, Nelson, Orlando e Colaço, sendo o golo de Alcoutim marcado por Orlando. (6)

Em Dezembro de 1991 foi inaugurado o campo de futebol municipal e o GDA. estreou-se com a primeira vitória ao triunfar por três a dois sobre o Império, no encontro da 6ª jornada do campeonato.

O futebol sénior foi abandonado em 1995, continuando-se com o juvenil, disputando o Campeonato Distrital da 2ª Divisão daquela categoria.

Em 1997/98 o grupo disputou os campeonatos distritais nos escalões de escola, iniciados e juvenis.

Através de um protocolo celebrado com a C.M.A. foram adquiridas trinta e cinco canoas para prática da modalidade, começando o clube por filiar-se na Associação de Canoagem do Alentejo, com sede em Mértola, passando em 1997/98 para a Associação de Canoagem do Algarve. Os atletas têm-se apresentado a competir em provas oficiais, como por exemplo em Estremoz e Vila Nova de Milfontes.

Um bar na sede possibilita algum convívio e jogos de damas, dominó e cartas ajudam a passar o tempo, funcionando também um televisor.

O clube pratica igualmente futebol de salão não oficializado.

Este escorço histórico tem por limite o ano de 1998, pelo que já são passados mais de dez anos onde há factos a registar, para os quais é necessário efectuar consultas, nomeadamente a documentação existente no clube.

Quando realizei este pequeno trabalho fui questionado por um “antigo” presidente do GDA, queixando-se que o seu nome não constava no competente quadro. A minha resposta só podia ser uma:- Não consta na documentação que me facultaram qualquer indicação nesse sentido, não existindo qualquer acta, nem mesma a de posse.

Possivelmente não foi caso único, outros exemplos teriam acontecido. Esse facto até já verifiquei em órgãos autárquicos!

QUADRO DE PRESIDENTES DA DIRECÇÃO

1948/53 – Fernando José Lopes Dias
1954/55 – João Lopes Dias
1956/57 – Joaquim Manuel Rita
1957/58 – Alfredo Madeira Simões
1958/59 – Fernando José Lopes Dias

Após fusão com a Sociedade Recreativa de Alcoutim
CLUBE 1º DE DEZEMBRO

1961/62 – Raul de Campos Andrade
1962/63 – António Maria Corvo
1963/69 – (inactivo)
1970/71 – Dr. António Abrantes Pereira
1971/87 – (inactivo) (*)
1988/89 – João Manuel Rita Baptista

(*) - Neste período o clube não esteve sempre inactivo mas não foi encontrada documentação que o justifique, nomeadamente a nível de actas.

Voltou a designar-se

GRUPO DESPORTIVO DE ALCOUTIM

1990/91 – Alberto Alves Ferreirinho
1991/94 – Carlos Manuel Mestre Pereira
1994/95 – José Tiago Pereira Faustino
1995/97 – Alberto Alves Ferreirinho
1998/ ? - Álvaro Freitas Matos
_________________

NOTAS

(1) - Carta de 30 de Julho de 1948
(2) - Carta de 20 de Agosto
(3) - Ofício nº 11 de 28 de Junho.
(4) - Acta de 15 de Abril.
(5) - Por casualidade, filho do fundador e primeiro presidente da direcção.
(6) - Jornal do Algarve de 20 de Dezembro de 1990.