terça-feira, 1 de julho de 2008

Mês de Julho

EFEMÉRIDES ALCOUTENEJAS

DIA 7
1376 - D. Fernando, o Formoso, concedeu a Lancerote de França, almirante das suas galés, entre outras, as saboarias de Alcoutim.

1890 - Criação da Feira de S. Domingos na aldeia de Giões.

DIA 11
1878 - Acidente ocorrido na estrada municipal, Alcoutim – Pereiro (próximo da eira do Garrocho), desabando uma rampa em que perderam a vida quatro trabalhadores (Camilo Afonso, de 45 anos, do Pereiro, José Gonçalves de 39, do monte dos Vicentes, José André, de 44, de Santa Justa e José Teixeira, de 24, de Pêro Dias), ficando três feridos

DIA 12
1965 - O Presidente da República, Almirante Américo Tomás, inaugura o saneamento básico na vila de Alcoutim, onde se deslocou no aviso “João de Lisboa”e é recebido com grande entusiasmo pelas forças vivas da vila.

DIA 14
1862 - Manifesto pelo Conselheiro Mateus António Pereira da Silva, Tomás António das Guarda Cabreira e outros, residentes em Tavira, de uma mina de cobre, na Herdade da Malhada.

DIA 18
1952 - Faleceu no Porto a alcouteneja, Maria Eduarda Brak - Lamy Barjona de Freitas, que entre muitas actividades foi escritora e jornalista.

DIA 27
1872 - Manifesto de Agostinho Estepe Martins e outro, espanhóis de Aiamonte, de uma mina de prata, associada a outros metais em terra de Manuel Martins Cravo e Manuel Vicente, na Casa da Amêndoa e Piçarral, Cortes Pereiras.