segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tomás Cabreira

A 2ª Figura do Baixo Guadiana que vamos referir, é um castro-marinense que se dedicou às armas e tal como a 1ª que referimos, era partidário do Rei D. Miguel.

Que eu saiba existiram quatro Tomaz António da Guarda Cabreira, sendo o mais velho, nascido em 1793, (há quem afirme que nasceu em 12 de Outubro de 1792) natural de Castro Marim e filho do tenente-coronel João da Guarda Cabreira e de D. Mariana Doroteia Correia Silva.

O que vamos referir, é o mais velho de todos, pois além deste houve um filho, um neto e um bisneto, todos como o mesmo nome.

Casou com Ana Paula Vizeto, descendente de nobres genoveses.

A família Cabreira, originária de Espanha, fixou-se no sul do País, nomeadamente no Algarve.

Tomou parte na Guerra Peninsular, pertencendo ao Regimento de Infantaria 14, onde alcançou o posto de tenente-ajudante.

Capitão em 1817, adere à causa de D. Miguel sendo forçado, por motivos políticos a emigrar para Espanha em 1826, donde regressa dois anos depois.

Foi entretanto nomeado major de milícias em Tavira.

Em 14 de Setembro de 1833 era tenente-coronel para em 21 de Outubro já ser coronel. É brigadeiro em 20 de Janeiro de 1834.

Encontrando-se em Santarém em princípios de Março de 1834, é incumbido de ir ao Algarve, à frente de dois mil homens, para bater Sá da Bandeira que tinha desembarcado em Lagos.

Depois de tomar Alcácer do Sal e de atacar Setúbal, marcha para o sul, dando batalha ao marquês de Sá da Bandeira, derrotando-o em 24 de Abril de 1834 em São Bartolomeu de Messines. É então elevado a Marechal de Campo em 11 de Maio daquele ano.

É na situação de comandante das forças no Algarve que se encontra quando se dá a Convenção de Évora-Monte.

Preso na cadeia de Faro, é lá que os seus inimigos políticos o assassinam em 20 de Novembro de 1834.

Tinha sido agraciado por D. Miguel com o título de Conde de Lagos e de Visconde de Vale da Mata, títulos que não foram reconhecidos na vigência da Monarquia Liberal.

Tomaz Cabreira era condecorado com a Cruz de Ouro das Campanhas da Guerra Peninsular, Cruz da Batalha de Albuera e Medalha Militar de Fidelidade ao Rei e à Pátria.
O 1º Centenário da morte do Marechal Tomaz Cabreira foi comemorado com grande brilho, em Faro, a 21 de Novembro de 1934.

__________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
Os oficiais d ‘El-Rei Dom Miguel, Luiz Pereira Carrilho, Lisboa 2000
Tavira, Memória de uma cidade, Ofir Chagas, Tavira, 2004