segunda-feira, 23 de junho de 2008

MORREU ODETE CAMPOS

A notícia chegou célere e quando não esperada, deixa-nos ainda mais confusos.

Maria Odete do Rosário Campos, de seu nome completo, nasceu em 1940 na aldeia de Cachopo em plena Serra do Caldeirão, mas cedo foi para a Vila de Castro Marim onde seus pais estabeleceram o seu comércio.

Fez o curso liceal num colégio em Vila Real de Santo António e o antigo Curso do Magistério Primário na cidade de Faro.

Só exerceu a actividade profissional, como professora do ensino básico, no Baixo Guadiana, iniciando-se no concelho de Mértola.

Transfere-se entretanto para o concelho de Alcoutim, onde exerce na escola de Martim Longo durante alguns anos, cujos antigos alunos rondarão hoje os quarenta e cinco anos.

Após o 25 de Abril foi eleita democraticamente Delegada Escolar no concelho de Alcoutim, funções que só cessa quando a seu pedido se transfere para o concelho de Vila Real de Santo António, onde se aposentou.

Tinha como entretenimento as artes plásticas, desenvolvendo esta actividade em vários campos, tendo colaborado em várias exposições colectivas e noutros eventos do mesmo tipo.

Foi sempre uma mulher de projectos e no último ano resolveu experimentar a escrita, de que sempre gostou.

O primeiro trabalho estava pronto e na fase de impressão, tendo já realizado a primeira e última revisão.

Afectos com História, constitui um conjunto de pequenas novelas baseadas na sua experiência de vida, que alterou transmitindo-lhe um toque pessoal, onde são notórios os princípios que cultivou e onde transparece o amor ao seu Algarve. Tem também a particularidade das ilustrações serem igualmente suas, tal como o fundo da capa ser um extracto trabalhado de uma fotografia sua.

Andava entusiasmadíssima a preparar a apresentação deste trabalho que tinha escondido de grande parte de familiares e amigos, quando a morte a surpreendeu no dia 3 de Março.

Três dias antes tínhamos falado ao telefone durante mais de uma hora, trocando impressões sobre o assunto e acabou por me confessar, depois de a espicaçar, que já estava às voltas com um novo trabalho.

Ficou sepultada em Vila Real de Santo António.

Até um dia, Boa Amiga.